O QUE É A TOXOPLASMOSE?

            A toxoplasmose é uma doença de distribuição mundial causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii, que atinge pessoas e animais. O parasito possui um complexo ciclo de vida que pode ser muito grave, dependendo de sua apresentação clínica. Em animais de produção e em mulheres gestantes, a toxoplasmose costuma causar aborto, morte dos recém-nascidos e defeitos congênitos. Mais recentemente, tornou-se evidente que a doença é capaz de causar a morte de pessoas com baixa imunidade como pacientes com câncer e com AIDS.

 

            QUAIS AS FORMAS DE APRESENTAÇÃO DO Toxoplasma gondii?

-         Taquizoítos: multiplicam-se rapidamente nos tecidos do organismo

-         Bradizoítos: multiplicam-se lentamente nos tecidos do organismo

-   Esporozoítos: estão presentes nas fezes de gatos com toxoplasmose, e ficam dentro de oocistos. Somente saem dos oocistos após 24 horas que estão no ambiente e se tornam infectantes.

 

            COMO É TRANSMITIDA?

            A toxoplasmose é transmitida principalmente por 3 maneiras: infecção placentária (da mãe para o feto), ingestão de alimentos ou água contaminados com oocistos, e ingestão de carne crua ou malcozida contendo bradizoítos. Os oocistos esporulados são muito resistentes e podem sobreviver em solo úmido e á sombra, por aproximadamente um ano. Costumam ser encontrados no solo ou canteiros que contenham fezes de gatos.

 

            QUAL É O PAPEL DO GATO?

            O gato é capaz de ficar doente pela infecção por Toxoplasma gondii, assim como todos os outros animais. Mas é o único capaz de eliminar oocistos nas fezes. Talvez por isso, muitos médicos e até mesmo alguns veterinários façam recomendações baseadas em preconceito e desinformação.

            Portanto, para que vocês, proprietários de gatos entendam como se adquire a doença, estão listados pontos importantes sobre a doença e o gato:

- O gato também é vítima da doença

- Somente o gato doente elimina o oocisto do Toxoplasma nas fezes

- O oocisto só se torna infectante depois que se transforma em esporozoítos

- O oocisto só se torna esporozoíto se estiver há 24 horas no ambiente e em condições ideais de temperatura e umidade (mas o oocisto pode permanecer no ambiente por até 2 anos)

- O contato com fezes de gatos com oocistos eliminadas há menos de 24 horas não é capaz de provocar infecção

- Os gatos com Toxoplasma gondii só excretam oocistos por apenas 1 a 2 semanas e geralmente não voltam a excretar quando reinfectados

- Se por acaso voltarem a excretar, a quantidade é muito menor

- O gato adquire toxoplasmose principalmente através da caça de animais infectados (pássaros, roedores, etc...) ou comendo carne crua ou malpassada.

- Como os gatos têm o hábito de se lamberem, é praticamente impossível que haja restos de fezes em sua pelagem ou junto ao ânus.

- Vários estudos demonstraram que a principal fonte de infecção da toxoplasmose em países industrializados parece ser o contato e o consumo de carne cruas ou mal-cozidas com cistos de Toxoplasma gondii.

- A infecção pela carne pode dar-se não somente pelo consumo, mas também pela manipulação da carne crua, assim como objetos contaminados por ela (faca, tábua de carne, etc...)

 

            CUIDADOS PARA MULHERES GESTANTES E PESSOAS COM BAIXA IMUNIDADE:

-         Não ingerir carne crua ou malcozida

-         Lavar bem as mãos e utensílios de cozinha, com água morna, após a manipulação de carne crua

-         Evitar atividades de jardinagem com contato direto com terra, ou usar luvas durante essas atividades e lavar as mãos logo depois

-         Lavar cuidadosamente frutas e verduras

-         Trocar as caixas de areia dos gatos diariamente (antes que completem 24 horas) ou pedir para que outra pessoa faça

-         Evitar contato com caixas de areia de praças públicas

-         Não alimentar seu gato com carne crua ou mal-cozida

-         Manter os gatos dentro de casa para que evitem o hábito de caça

-         Combater baratas e outros insetos

 

Atenciosamente,

Drª Cynthia Brandão da Costa -  CRMV: 637-ES

Tel: 3289-0617

 


 Endereço: Rua Araribóia, 568, 29100-340 - Vila Velha - ES                                                                        

© 2014 - Gatomania | All rights reserved